Pergunte à June Smerth

Jornalismo não levado à sério

Woodstock

with one comment

Maior festival de música da história faz 40 anos

Woodstock reuniu em 1969, em uma fazenda, 400 mil pessoas e é a inspiração do novo filme do diretor Ang Lee, “Aconteceu em Woodstock” 

Apenas uma palavra: Woodstock. Ontem fez exatamente 40 anos que o maior festival de música de todos os tempos foi realizado. Entre  15 e 17 de agosto de 1969, em uma fazenda em Bethel (NY), uma multidão de mais de 400 mil pessoas assistiu ao show de lendas como The Who, Jimi Hendrix e Janis Joplin em meio a lama e no maior e melhor estilo paz & amor já visto.

Ao todo se apresentaram 32 artistas, confira a lista completa clicando aqui. O preço do ingresso era US$ 18, mas a maioria das pessoas literalmente pulou a cerca e entrou de graça no festival. 

De carona na comemoração dos 40 anos do principal festival de música da história, Ang Lee, cineasta conhecido por dirigir “O Segredo de Brokeback Mountain”, entre outros, filmou “Aconteceu em Woodstock”, baseado no livro de Elliot Tiber, o longa concorreu ao Festival de Cannes e sua estreia no Brasil está prevista para janeiro de 2010.

“Durante aquele fim de semana as pessoas trataram as outras com gentileza”, Jon Pareles, crítico do “New York Times” que esteve presente no festival de 1969

 

O cineasta ainda diz que apesar de ter um tom de comédia, ele não pode evitar dar um certo tom melancólico também, já que a liberdade também tem a ver com cortar os laços e de abordar o assunto de uma perspectiva pessoal.

Assim como muitos daquela geração, Ang Lee acha que a “essência otimista” daqueles três dias de shows “se perdeu”, mas vê ecos da era “que iniciou toda a luta pela igualdade dos direitos humanos” na eleição de Barack Obama. Após uma certa indiganação pelo fato do filho ter faltado a aula para ir à posse do novo presidente norte-americano, o cineasta diz que ouviu de um amigo: “É como ir a Woodstock. É um momento histórico. Você tem que participar”.

 

fonte: Folha de S. Paulo

Written by June Smerth

16/08/2009 às 7:02 pm

Publicado em acontecimentos

Tagged with ,

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] saber mais sobre o Woodstock e o novo filme do Ang Lee inspirado pelo festival, só clicar aqui no Pergunte a June Smerth, meu blog com ares […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: