Pergunte à June Smerth

Jornalismo não levado à sério

Irã

leave a comment »

“Desde a eleição, pelo menos 11 jornalistas iranianos foram presos e não se sabe o paradeiro de 10 deles. “Estamos preocupados com eles, não sabemos onde estão”, desabafou Jean-François Julliard, secretário-geral da organização Repórteres Sem Fronteiras, informando ainda que pessoas que tiraram fotos por celulares também foram presas, assim como reformistas. Informações de Ali Akbar Dareini” [AP, 17/6/09] e de Nazila Fathi e Alan Cowell [New York Times, 17/9/09].

É difícil cobrar um jornalismo sem fronteiras quando a própria população local é obrigada a consentir em silêncio. Mesmo com muitos não aceitando manter silêncio, a situação para o envio de mensagens, vídeos e imagens dos protestos no país é difícil, já que exatamente para evitar o envio, os governantes baixaram a velocidade da conexão a internet.

Mesmo assim, um vídeo despertou a atenção: uma mulher sendo atingida no peito durante manifestação. O vídeo, com cenas fortes, comeveu o mundo inteiro e alertou ainda mais para a grave situação que se instaurou no Irã. Confira:

Abaixo, uma matéria do site UOL:

Neda torna-se mártir da oposição iraniana

O vídeo que mostra uma jovem sendo morta durante os protestos em Teerã tornou-se um símbolo da internet e aumentou a pressão sobre o Irã na batalha contra a imprensa internacional.

O fato e a identidade da jovem no vídeo não podem ser verificados por uma fonte independente. Mesmo assim, fotos da vítima, identificada como Neda (fotos acima), foram usados em manifestações ao redor do mundo: de Istambul, na Turquia, a Los Angeles, nos EUA.

Uma página do Facebook intitulada “Angel of Iran” foi criada em homenagem a Neda. Blogueiros e mensagens no Twitter, o serviço na internet de microblogs, têm chamado a vítima de “Neda: Angel of Freedom” (“Neda: Anjo da Liberdade”, em português).

Um grande número número de usuários do Twitter colocou como imagem de seu perfil a cor verde em solidariedade aos iranianos. A cor verde foi usada pelo candidato da oposição Mir Hossein Mousavi durante a campanha eleitoral. (Com informações da AFP)

Written by June Smerth

22/06/2009 às 6:54 pm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: